Pesquisar este blog

Sobre o NDIS

NÚCLEO DE DIVERSIDADE E IDENTIDADES SOCIAIS-NDIS
O Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais-NDIS, órgão suplementar da Universidade de Pernambuco, criado em 2010, constante da Seção IX, em seus Artigos 95,96,97 e 98 do Regimento Geral desta Universidade, tem a missão de:
a)     Propor políticas institucionais de proteção ao direito à diversidade social e à livre expressão das identidades;
b)    Participar da elaboração de projetos pedagógicos e do PDI, assegurando os princípios humanísticos e sociais;
c)     Promover a integração de componentes curriculares de base filosófica, antropológica, sociológica, política, histórica e psicológica para a realização de trabalhos interdisciplinares;
d)    Promover a cooperação entre pesquisadores, professores, alunos, instituições sociais e a sociedade em geral;
e)    Apoiar as demandas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de sua competência;
f)    Desenvolver metodologias de investigação e de intervenção social;
g)    Desenvolver outras atribuições de sua competência específica.
COMPOSIÇÃO:
O NDIS é composto por Representantes docentes (Titular e Suplente) indicados pelos diretores das Unidades de Educação e das Unidades de Educação e Saúde de todos os Campi da Universidade de Pernambuco, quais sejam: ICB, PROCAPE, FCM, FACETEG, CISAM, FENSG, ESEF, FFPNM, UPE/Garanhus e UPE/PETROLINA, além dos seguintes membros de Notório Saber Professores Alfredo Wagner Berno de Almeida – UEA e Roberto Maliguetti – Universidade de Milão Bicocca; Representantes dos alunos indicados pelo DCE e CONSUN e Representantes da Sociedade Organizada. 
TEMÁTICAS DE AÇÃO:

O Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais – NDIS é um órgão suplementar da Universidade, subordinado ao Reitor e tem como papel propor políticas institucionais de proteção ao direito à diversidade social e à livre expressão das identidades sociais; e, articular a Universidade com as demandas sociais de forma a buscar respostas ao desafio representado pela problemática da Diversidade e Identidades Sociais, sinalizando assim, perspectivas de transformação social.
Acompanhando o cenário de desenvolvimento econômico vivenciado no Estado de Pernambuco, o NDIS elencou alguns temas de interesse e relevância social relacionados à missão da Universidade de Pernambuco e de sua política institucional:
a) Sistema de quotas (inclusão social) e formação profissional: as novas demandas do mercado;
b) Juventude: formação profissional e inclusão no mercado de trabalho;
c) Interiorização – demandas regionais para o mundo do trabalho, considerando os Pólos de desenvolvimento de Suape e Zona da Mata Norte;
d)    Impactos sociais do desenvolvimento de Pernambuco: populações tradicionais; sexualidade e gênero; manifestações religiosas; diversidade e tolerância, tráfico de pessoas, movimentos sociais e migração.

Outra ação prioritária do NDIS foi a elaboração da proposta do Curso de Ciências Sociais. A presente proposta já foi avaliada pela Câmara de Graduação e se encontra em fase final de ajustes.
A proposta de um Curso de Ciências Sociais  justifica-se a partir da idéia de que a ausência de um curso nessa área tem inibido a projeção da Universidade de Pernambuco neste campo e a necessidade de a UPE assumir uma postura humanista na formação de profissionais.  Considerando a diversidade de temas, problemas e demandas da sociedade e que a formação acadêmica e a produção científica de parte dos docentes da Universidade de Pernambuco está vinculada às áreas de Ciências Sociais, a criação de um curso nessa área terá o mérito de:
a)    fortalecer a inserção da UPE no debate das questões sociais ;
b)    ampliar  a produção científica  da UPE nessa área;
•    ancorar  as discussões específicas das temáticas sociais dispersas no interior da UPE através da instalação de cursos e núcleos de pesquisas;