Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brasil - um relato de tortura


Documentário Brasil - um relato de tortura é exibido pela primeira vez no país 40 anos depois de ser filmado. Longa foi filmado em 1971, no Chile, no momento em que Salvador Allende tinha acabado de ser eleito, e traz relatos de brasileiros torturados na ditadura. A pergunta que se faz é: porque estas denúncias não foram exibidas antes? Afinal, já se vão 33 anos da chamada anistia.
O Brasil estava sendo governado por uma ditadura militar desde o golpe de 1964 e os presos políticos enchiam as prisões. Em janeiro de 1971,  setenta (70) presos são libertados em troca do embaixador suíço capturado pelos revolucionários resistentes. Juntos, os 70 são enviados para Santiago do Chile, onde este filme foi feito.
Os assinantes do Canal Brasil tiveram a oportunidade de assistir com exclusividade o documentário Brasil - um relato de tortura na última segunda-feira 6 de agosto, à 0h15. Essa foi a primeira exibição do longa no país, 40 anos depois de filmado durante a ditadura militar, um dos períodos mais turbulentos e sombrios da nossa história.
De qualquer forma, é de se perguntar porque demorou tanto tempo a ser exibido no pais, mesmo depois de 33 anos de ser promulgada a lei de anistia? Isto evidencia ainda, sem sombra de dúvidas, esta prática horripilante e desumana da tortura nas delegacias e prisões do pais, que não querem ver estas denúncias serem feitas e apuradas, onde a ditadura militar e civil continua existindo e oprimindo.

 
O filme dirigido por Haskell Wexler e Saul Landau, é composto por fortes e raras imagens captadas em 1971, no Chile, quando os cineatas americanos estavam no país para filmar com o então presidente Salvador Allende e souberam da presença dos brasileiros exilados. Como sugere o título, Brasil - um relato de tortura é um registro de depoimentos de brasileiros que revelam em suas falas, detalhes do horror vivenciado nos porões do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), no DOI-CODI e na OBAN.
O ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) Jean Marc van der Weid, a irmã do ex-ministro extraordinário de assuntos estratégicos Mangabeira Unger Nancy Mangabeira Unger, e o frade católico Frei Tito, são alguns dos personagens que foram ouvidos no filme. A sessão será antecedida por uma entrevista feita pelo jornalista e crítico de cinema Carlos Alberto Mattos com o produtor e cineasta Jom Tob Azulay.

Confira um trecho do documentário Brasil - um relato de tortura

Nenhum comentário:

Postar um comentário