Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e o Desenvolvimento

Publicação do INESC  trata dos riscos que as hidrelétricas, as hidrovias e as ferrovias em construção e planejadas no Brasil trazem para vários povos indígenas e comunidades quilombolas e tradicionais
Inesc lança boletim sobre Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais
A publicação retoma a análise dos Planos de Investimento do Brasil e da América do Sul que se materializam por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano de Ação Estratégico (PAE) do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). Trata-se de investimen­tos em infraestrutura e geração de energia considerados estratégicos pelo governo brasileiro para manter e potencializar um ritmo e um padrão de crescimento baseado fortemente na exploração de recursos naturais.
O Boletim aborda também a questão dos riscos que hidrelétricas, hidrovias, ferrovias em construção e planejadas no Brasil trazem para vários povos indígenas e comunidades quilombolas e tradicionais. Além de demonstrar a resistência do gover­no federal à efetivação dos Direitos Humanos desses povos e comunidades.
Por último, o informativo apresenta como um dos muitos desafios à constituição das condições que possibilitem o estabelecimento de um mecanismo de Consulta Prévia aos povos indígenas e às comunidades quilombola e tradicionais. Isso não somente em âmbito nacional, mas também nas esferas de decisão em nível regional, da UNASUL e do COSIPLAN.
Confira:
http://www.inesc.org.br/biblioteca/inesc-noticia/publicacoes/textos/boletins/orcamento-politica-socioambiental/boletim-n.-28/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário